Dicas

Como cuidar da Pele – Os 4 cuidados essenciais



Para saber como cuidar da pele de forma eficaz, é importante saber primeiro que os cuidados com a pele dependem muito do tipo de pele que cada um tem.

Estes são os 4 cuidados fundamentais que você deve seguir para saber como cuidar da pele correctamente:
> Limpar a pele
> Hidratar a pele
> Esfoliar a pele
> Proteger a pele

A maior parte destes passos devem ser seguidos numa rotina diária. Fazer esta rotina duas vezes por dia é o ideal para a maioria das pessoas.

A nossa pele está constantemente passando por mudanças, e assim, em diferentes fases da nossa vida, temos que saber adaptar os cuidados com a pele de acordo com as suas necessidades.



TIPOS DE OLHEIRAS















Constitucionais: são olheiras acastanhadas e fundas caracterizadas pela anatomia da face.Os tratamentos para clarear e suavizar olheiras desse tipo são geralmente lentos e apresentam resultados pouco perceptíveis.


Melânicas: olheiras acastanhadas causadas pelo acúmulo de melanina (pigmento que fornece o tom a pele), que, por sua vez, é desencadeado pelo excesso de sol ou estímulo hormonal.

Sanguíneas: olheiras arroxeadas causadas por acúmulo de hemoglobina (pigmento sanguíneo) ou produtos de sua degradação (bilirrubina, biliverdina e ferro).

Vasculares: olheiras azuladas causadas por excesso de retenção de fluidos. Tendem a agravar-se em situações de stress e cansaço, quando a circulação sanguínea da região torna-se parcialmente comprometida.

 Dicas

* Dormir bem, alimentar-se adequadamente, evitar o sol e manter a região dos olhos sempre hidratada são    medidas simples que ajudam a prevenir o surgimento das olheiras.

* Os cremes à base de vitamina K são recomendados para os problemas de vascularização, loções de vitamina A e C são utilizadas como produtos preventivos, desde que associadas ao filtro solar.

* Fórmulas com hidroquinona, ácido kójico e ácido fítico clareiam a pele e diminuem o edema local. 

* O corretivo em tons de laranja e amarelo é o mais indicado para neutralizar o arroxeado das olheiras, ele deve ser aplicado minutos antes da maquiagem. Evite usá-lo em excesso. Sempre utilize corretivos um tom mais claro que o da pele.

 Receita caseira

Existem receitas paliativas que você pode fazer em casa.
- As mais recomendadas são aquelas à base de chá preto, substância que ajuda a retrair as veias e a eliminar o líquido da pele, e de chá de camomila. O chá possuem propriedades  calmantes a anti-inflamatórias.
- Prepare um chá de camomila, espere alguns minutos e coloque o saquinho no freezer. Aplique o saquinho diretamente sobre os olhos e deixe o chá agir por dez minutos.
- Deve fazer a compressa deitada, com a cabeça um pouco elevada. Essa posição estimula os vasos a voltarem ao tamanho normal. 
- Lavar sempre o rosto com água fria e evitar esfregar excessivamente as pálpebras. 
- Retirar a maquiagem, tome cuidado: não exagere na fricção do algodão com a região dos olhos para não acentuar as olheiras.